Durante o lançamento do documentário "A Pedra das Memórias", realizado na manhã do dia 30 de abril, no auditório da Secretaria de Assistência Social de Porteiras, o grupo REMOP fez a entrega da Comenda Retratores da Memória de Porteiras, edição 2022. Tal comenda é uma homenagem às pessoas e instituições que atuam diretamente na área da valorização da memória e do patrimônio cultural de Porteiras, sendo uma forma de reconhecimento social da sua atuação e também de agradecimento.
A Comenda Retratores da Memória de Porteiras foi criada em janeiro de 2012, tendo sido entregue à Celia Guabiraba (In memoriam) como forma de reconhecimento e agradecimento a ela e ao Instituto da Memória do Povo Cearense (IMOPEC) pela parceria e formação oferecida ao REMOP. Nos anos seguintes, a Comenda foi entregue também à Tanha Dantas (líder comunitária), Seu Joãozinho de Né Tonho (poeta popular), Luciélio Guimarães - representado por seu familiar - (jornalista) e ao SESC Unidade Juazeiro do Norte.
Na edição do ano 2022, a Comenda foi entregue a Alfredo Tavares, líder comunitário e defensor aguerrido da preservação da Pedra Branca e do seu reconhecimento como patrimônio cultural. Também foi homenageado com a comenda o vereador Marcondes Gomes, pela atuação junto ao REMOP na defesa da memória cultural de Porteiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário