domingo, 28 de maio de 2017

Professora conclui pesquisa sobre a Casa da Memória

        

       A professora Dárlin Custódio Bezerra concluiu a pesquisa histórica intitulada: "Casa da Memória de Porteiras-CE: Memória e Identidade nas Narrativas do REMOP (2004-2016)". Formada em História pela URCA, Dárlin Bezerra analisou a trajetória e as memórias dos membros do Grupo REMOP, dando ênfase à relação entre museu, comunidade e cidadania.  No seu trabalho, ela diz:  
         "As práticas educativas foram e continuam sendo tão fundamentais quanto a própria existência física da Casa da Memória de Porteiras. Fazendo o papel de verdadeiros “guardiões da memória”, produtores da história e defensores da cidadania cultural da sua comunidade, os jovens do REMOP continuam promovendo ações a fim de sensibilizar e formar o público do Museu e os demais moradores de Porteiras para a necessidade de preservação dos bens culturais, formação da consciência histórica e participação política". (BEZERRA, 2017, p. 18-19).
      Os membros do Grupo REMOP ficam felizes com a reflexão produzida pela pesquisadora e aproveitam o ensejo para convidar outros estudantes, professores e pesquisadores a fazem uso do acervo do Casa da Memória e a estudarem a história de Porteiras e seus bens culturais. 

Referência do texto:
BEZERRA, Francisca Dárlin Custódio. Casa da Memória de Porteiras-CE: Memória e Identidade nas narrativas do REMOP (2004-2016). Crato: URCA, 2017 ( Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em História). 


2 comentários:

  1. Parabéns à professora Darlin pela temática da pesquisa e ao grupo REMOP por manter viva a Memória da cidade em que habitam.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei emocionada ao ver a rica produção da Casa da Memória de Porteiras! Ela permanece fiel e me encanta o entusiasmo da turma. Parabéns aos que mantém acesa essa chama,especialmente Cícero! Amei! Desejo muitos anos de vida a essa experiência tão rica em anos tão difíceis!

    ResponderExcluir