Na manhã do dia 30 de abril, sábado, o documentário "A pedra das memórias" foi lançado em Porteiras. O doc foi resultado de uma coprodução entre o SESC Unidade de Juazeiro do Norte, a Casa da Memória e o Grupo REMOP. Sob a direção de Sérgio Magalhães (SESC) e participação dos membros do REMOP na pesquisa, montagem e produção, o documentário apresenta a Pedra Branca na paisagem cultural do Cariri, aludindo os imaginários sobre ela construídos e seu valor cultural como um bem representativo da ação e da memória dos diferentes grupos sociais que compuseram a sociedade, motivos pelos quais o doc apresenta a necessidade de preservação do referido bem cultural.
O lançamento contou com a presença das pessoas que participaram como narradores, lideranças comunitárias e referências da cultura local, bem como de gestores do governo municipal de Porteiras representes das área da Assistência Social, Educação, Cultura, Meio Ambiente e Comunicação, além do atual Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Porteiras. Contou também com a participação de professores da educação básica de vários municípios dos estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco, discentes do Mestrado Profissional em Ensino de História da URCA.
A produção do documentário "A pedra das memórias" faz parte do "Programa Vivências: Memória e Patrimônio" do SESC Nacional. 22 curtas foram produzidos, representando diferentes bens culturais dos estados brasileiros. O doc "A pedra das memórias" representa o estado do Ceará nesse cenário. Ele já foi lançado e disponibilizado no canal do youtube do SESC Nacional.
Que essa produção circule nos lares, nos espaços educativos escolares e não escolares, bem como que seja apropriado por diferentes grupos, instituições e sujeitos a fim de registrar, valorizar, preservar e difundir a Pedra Branca como patrimônio cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário