Apresentação


CONHECER PARA TRANSFORMAR !



ASSOCIAÇÃO RETRATORES DA MEMÓRIA DE PORTEIRAS
Missão:
  • Promover e estimular a identificação, o registro, a valorização e preservação da memória e do patrimônio cultural material e imaterial de Porteiras, a fim de contribuir à construção da cidadania.
Objetivos:
  •  Colaborar para a (re)construção e valorização das identidades culturais de Porteiras e combate às discriminações e preconceitos;  
  • Contribuir para a formação crítica e histórica dos cidadãos, levando-os ao exercício da cidadania cultural e o combate às desigualdades sociais, étnico-raciais, de classe, de gênero e sexuais;
  • Reivindicar o direito à memória e à história como bens que a todos(as) pertencem.

Eixos de atuação:
  • Memória e Museologia social: ações museológicas desenvolvidas na Casa da Memória de Porteiras e nos espaços educativos escolares e não escolares, a partir do uso do acervo permanente do museu, e de objetos emprestados pelos moradores dos espaços urbano e rurais do município. Tais ações abarcam a exposição de longa duração intitulada "Porteiras: memórias entrelaçadas", e exposições temporárias abertas ao grande público. De igual modo, são desenvolvidas oficinas (teóricas e práticas) e visitas técnicas;
  • Educação Patrimonial, Ambiental, Antirracista e Inclusiva:  ações voltadas à valorização dos bens culturais, afrodescendentes e ambientais de Porteiras e do Cariri, a fim de sensibilizar a população para o reconhecimento, a preservação e os usos científicos e sustentáveis de tais bens. Como exemplo, a realização de pesquisas e eventos de base comunitária almejam conscientizar a população para a atuação política no que diz respeito à tomada de iniciativas para a defesa do patrimônio cultural e ambiental, e o enfrentamento do racismo. O maior exemplo é o Seminário Regional Espaço Aberto à Cultura (ESPACULT), que anualmente congrega estudantes, professores, agricultores, donas de casa, aposentados, poetas, artistas e brincantes das tradições locais e demais segmentos sociais de Porteiras e, por extensão, do Cariri cearense; Com a mesma relevância, as ações educativas na comunidade quilombola dos Souza, a exemplo do Festejo da Memória Afro-brasileira, ganham destaque. 
  • História Regional e Práticas de Leitura: Esse eixo vem sendo desenvolvido por meio de publicações de artigos em revistas impressas e eletrônicas, bem como de livros e capítulos de livros de natureza histórica, memorável e/ou cultural. Com a mesma relevância, a difusão da história local e regional ocorre por meio do incentivo à leitura e ao desenvolvimento de pesquisas histórico-culturais, promovidas por estudantes, professores e demais pesquisadores que tomam o Núcleo de Ação Educativa e Pesquisa como referência e suporte. Além disso, tal eixo de atuação é desenvolvido via realização de oficinas de leitura e contação de histórias, realizadas nas escolas e em outros lugares de convivência, situados nos espaços urbano e rurais de Porteiras. 
  • Artes e Cidadania: Neste segmento, a atuação é voltada para a promoção de atividades artístico-culturais gratuitas e de fácil acesso, como é o caso de espetáculos teatrais e musicais. Tais práticas são direcionadas para o grande público, com o intuito de proporcionar o acesso a cultura e a promoção do cidadania cultural. Além disso, são  promovidas oficinas sobre os diversos segmentos das artes, como pintura, flauta e etc. estas, por sua vez, são direcionadas principalmente ao público em situação de vulnerabilidade social.
  • Gênero, Cultura LGBTQIA+ e Direitos Humanos: Nesse eixo as atividades são pensadas para promoverem ações de reconhecimento e valorização das mulheres e da população LGBTQIA+, bem como para formar a população em geral para a equidade de gênero, os direitos LGBTs e a necessidade de transformação social no que diz respeito à valorização da pessoa humana. Nessas ações de formação, o enfrentamento ao preconceito e a discriminação, bem como o combate à violência de gênero e LGBTfobia ganham centralidade.