Equipamentos Culturais Atrelados

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA CÉLIA GUABIRABA 

     Em 21 de setembro de 2007, o Grupo REMOP fundou o museu comunitário Casa da Memória de Porteiras. O Museu foi criado a partir da mobilização realizada pelos jovens do REMOP para criarem o primeiro museu do Município. Na campanha de arrecada de objetos, muitas publicações foram doadas, como revistas, cordéis, catálogos e livros. Como resultado, no Museu foi criado o Núcleo de Ação Educativa e Pesquisa, uma biblioteca comunitária que passou a promover ações de incentivo à leitura e formação de leitores, bem como de estimulo à pesquisa sobre memória, história e patrimônio cultural. Em 2010, o REMOP se institucionalizou na Associação Retratores da Memória de Porteiras, entidade mantenedora do museu e da biblioteca. Em 2022, a Associação REMOP fez uma nova campanha de arrecadação de livros, com intuito de fortalecer o envolvimento da comunidade com os equipamentos, e ampliar seu acervo bibliográfico. Como resultado, em 19 de janeiro de 2023, a Biblioteca foi renomada, passando a homenagear a professora Célia Guabiraba (In memoriam), fundadora do Instituto da Memória do Povo Cearense (IMOPEC), e grande incentivadora das ações do REMOP em Porteiras. A renomeação da biblioteca ocorreu oficialmente na noite do dia 17 de maio de 2023, dentro das comemorações da 21ª Semana Nacional de Museus, evento nacional estimulado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).



LABORATÓRIO DE ARTES, PATRIMÔNIO E CIDADANIA CULTURAL 

Este espaço é voltado para a realização de ações de formação de públicos amplos, como oficinas, palestras, rodas de conversas e cursos de curta duração. O laboratório funciona como uma oficina cultural mediante os usos das diversas artes. As diferentes linguagens são utilizadas como mecanismos de transformação social, por meio da cidadania cultural. O equipamento foi organizando com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE), mediante o desenvolvimento do Curso Arte, Patrimônio e Cidadania Cultural, projeto aprovado do II Edital Escolas Livres de Cultura (2022), em curso.

NÚCLEO IDA - INCLUSÃO, DIVERSIDADE E AÇÕES AFIRMATIVAS

O Núcleo IDA é o espaço dedicado à educação antirracista, inclusiva e a promoção e valorização da diversidade social e cultural de Porteiras. Ele foi estruturado a partir do apoio do Baobá: Fundo Equidade Racial, mediante a aprovação e o desenvolvimento do projeto "Educar para Aquilombar", em curso. 

                  


NÚCLEO GENXES: ACOLHIMENTO E EMPODERAMENTO LGBTQIA+ DE PORTEIRAS

O Núcleo GENXES é o instrumento dedicado às ações de acolhimento, valorização e empoderamento de LGBTQIA+, bem como de formação cultural de públicos amplos sobre as demandas da comunidade LGBTQIA+, valorização da sua cultura e enfretamento da LGBTQIAfobia por meio de ações educativas. O núcleo foi estruturado a partir do apoio do Fundo Positivo LGBTQIA+, mediante a aprovação do projeto GENXES, em desenvolvimento.