No dia 22 de julho, iniciamos o Curso Juventude Quilombola e Cidadania. Este é voltado para 20 jovens negros e quilombolas de Porteiras, agregando aqueles do Quilombo dos Souza e da cidade. Sendo realizado de forma teórico-prático, dividido em seis módulos, e com um total de 60h, o curso terá duração de seis meses (de julho a dezembro de 2023), sendo 10h mensais. Certificado pelo Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri - PMPEDU/URCA, o curso conta com a participação de professores negros de Porteiras, do Mestrado em Educação e de lideranças do movimento negro do Cariri (GRUNEC). Com um quadro docente marcado pelas diferenças e equidade de gênero, pois serão três docentes homens e três mulheres, LGBTQIA+, quilombola e com deficiência (PCD), o curso foi pensando para estimular o engajamento social e político da juventude negra, bem como proporcionar momentos de fortalecimentos das suas identidades.
No sábado, tivemos a realização do primeiro módulo do curso. Intitulado Juventude Quilombola e Patrimônio Cultural, ele foi ministrado pela profa. Dra. Cícera Nunes, do Departamento de Pedagogia e do Mestrado em Educação da URCA, coordenadora do Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra e líder do Núcleo de Estudos em Educação, Gênero e Relações Ético-raciais - NEGRER / URCA.
O Curso é uma ação do Projeto Educar para Aquilombar, financiado pelo Baobá: Fundo para Equidade Racial, através do Edital Educação e Identidades Negras. Ele vem ocorrendo no Núcleo IDA - Inclusão, Diversidade e Ações Afirmativas, recentemente criado nas dependências da Associação REMOP, com recursos do referido projeto. Este conta com uma rede de colaboradores e parceiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário