sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Patrimônio Paisagístico e Material em Debate

      Na semana de 21 a 28 de janeiro ocorreu o II Módulo da primeira turma do Curso Arte, Patrimônio e Cidadania Cultural. Ministrado pela professora Ana Cristina de Sales, docente do Curso de História da Universidade Regional do Cariri (URCA) e doutorada em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), o módulo intitulado Patrimônio Paisagístico e Material: Construção de Acervos foi dedicado à formação dos cursistas para a compreensão da Chapada do Araripe (na qual Porteiras está situada) como patrimônio paisagístico, bem como para o entender dos bens culturais de natureza material existentes em Porteiras. 


     O primeiro encontro presencial ocorreu durante o sábado, dia 21/01 (manhã e tarde). Como atividade de campo, desenvolvida ao longo da semana, os grupos realizaram registros de imagens (fotografias) dos bens culturais materiais de Porteiras, pesquisando também um pouco de sua história.








           No segundo encontro presencial, ocorrido no sábado, dia 28/01, os partícipes assistiram e debateram o documentário "A Pedra das Memórias", uma coprodução do REMOP com o SESC Juazeiro do Norte, lançado em 2022. Em seguida, eles conheceram o acervo material da Casa da Memória, com a mediação educativa da coordenadora pedagógica do curso e dos demais membros da instituição. Por fim, os estudantes apresentaram as atividades de campo realizadas durante a semana. 








      O Laboratório de Artes, Patrimônio e Cidadania Cultural é um projeto realizado pela Associação REMOP, que conta com a parceria do Governo Municipal de Porteiras, da Pró-Reitoria de Extensão da URCA, e o apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário