quarta-feira, 31 de agosto de 2022

"Por que devemos estudar História?" - Resultados da ação educativa e homenagem do Dia da Comunidade Historiadora

     Dentro das comemorações do dia 19 de agosto, Dia Nacional da Comunidade Historiadora, o Projeto MULTICULTURARTE realizou a culminância do Concurso de Produção textual com o tema "Porque devemos estudar História?" Tal ação educativa ocorreu nos dias 17, 18 e 19 de agosto, na E.E.I.F. João Tavares Miranda, localizada no sítio Frei Jorge. A ação foi planejada e realizada pelos bolsistas Fabrício Laurino e Pedro Lucas, e resultou de uma parceria da Casa da Memória / Grupo REMOP com a gestão escolar e docentes. 

     Tal iniciativa esteve em consonância com o eixo de atuação "História e Práticas de Leitura", da Associação REMOP, e objetivou estimular os discentes a realizarem leituras e debates sobre os bens culturais locais e produzirem textos, a fim de aperfeiçoarem a escrita. Nesse direcionamento, os bolsistas realizaram uma aula criativa (oficina) para os adolescentes do 9º ano da escola. A oficina foi relacionada aos mistérios e segredos da Pedra Branca presentes nas narrativas orais. Com isso, o documentário "A Pedra das Memórias" foi exibido e debatido entre eles. Como resultado, 25 estudantes participaram e escreveram uma redação com o tema proposto. A vencedora foi a estudante da comunidade Maria Raila Inácio da Silva.  E, em alusão ao Dia da Comunidade Historiadora, a professora Rosimeire, docente de História da escola, foi homenageada, como forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na formação histórica da comunidade do Frei Jorge.

        A Casa da Memória e o Grupo REMOP agradecem a comunidade escolar da E.E.I.F. João Tavares Miranda pela acolhida e parceria na realização dessa ação educativa. Parabéns a Maria Raila, à professora Rosimeire, aos gestores e demais docentes e discentes da instituição de ensino. 







         


Nenhum comentário:

Postar um comentário