quinta-feira, 17 de março de 2022

10 anos de Lançamento do Livro Passado Alumiado

 

      No último dia 19 de janeiro de 2022, completou 10 anos de lançamento do livro "Passado Alumiado: Representações Históricas de Porteiras". Escrito pelo historiador C. Joaquim dos Santos, membro fundador do REMOP, a obra reúne capítulos da história cultural de Porteiras. Um deles narra a trajetória histórica de criação do REMOP até a fundação do Museu comunitário Casa da Memória. A obra representa o primeiro livro de abordagem histórica publicado sobre Porteiras. Os capítulos foram escritos em diferentes momentos da trajetória do pesquisador e reunidos para compor o livro. Uma vez organizado, restava o desafio de publicá-lo. 

O projeto de publicação ocorreu quando a Associação REMOP, recém criada em março de 2010, submeteu um projeto ao Programa BNB de Cultura. Este foi aprovado. Em 19 de janeiro de 2012 ocorreu o lançamento em Porteiras. Professores, donas de casas, poetas, agricultores, lideranças comunitárias, culturais e políticas participaram do lançamento, que contou ainda com a presença do IMOPEC (Instituto da Memória do Povo Cearense). Na ocasião o REMOP homenageou o IMOPEC e sua liderança maior, Célia Guabiraba (In memoriam), com a primeira Comenda Retratores da Memória. 

Para o alcance da obra por professores e estudantes de Porteiras, 100 exemplares foram doados à Secretaria Municipal de Educação de Porteiras. Outras 200 unidades foram doadas ao Sistema Estadual de Bibliotecas do Ceará, para serem repassadas às bibliotecas a ele vinculadas. 

No canal do REMOP no youtube há um vídeo que foi exibido na ocasião do lançamento, apresentando um pouco da trajetória histórica do REMOP, de sua criação ao lançamento da obra. ver: https://www.youtube.com/watch?v=naP4ICsteM0. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário