terça-feira, 11 de outubro de 2011

Trajetória do Remop

RETRATORES DA MEMÓRIA DE PORTEIRAS
TRAJETÓRIA

               No Cariri cearense, entre os anos de 2004 a 2007, um grupo de jovens passou a atrair a atenção de agentes culturais e da mídia local e estadual em decorrência de suas ações voluntárias destinadas ao reconhecimento e valorização das referências culturais do seu lugar de origem: os integrantes do Grupo Retratores da Memória de Porteiras (REMOP).
O descaso para com o patrimônio cultural refletiu-se na falta de incentivo a pesquisas locais e na ausência de livros que tratassem dessas questões, o que gerou ignorância quanto ao passado.
Nesse contexto, em oposição à desvalorização do passado e do patrimônio cultural, surgiu, em fevereiro de 2004, o Grupo Retratores da Memória de Porteiras – REMOP. Este grupo de voluntários foi composto inicialmente por 10 jovens, estudantes secundaristas, universitários e professores de Porteiras. Ele surgiu do contacto de seus membros com o Instituto da Memória do Povo Cearense – IMOPEC, que passou a capacitá-los através do Curso de Formação à Distância sobre Memória e Patrimônio Cultural do Ceará. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário