Espaço Aberto à Cultura
Dentre as ações promovidas pelo REMOP que mais causaram impacto, a realização do ESPACULT (Espaço Aberto à Cultura) obteve destaque. Este evento teve sua primeira edição na noite do dia 26 de novembro de 2004 com o tema “Porteiras: Arte e Memória”. Nesse momento, as crianças, jovens, adultos e idosos participaram do evento que constou na exposição cultural, com: fotografias dos lugares de memória e objetos do cotidiano, apresentações de dança, teatro e um concurso de redação e poesia com os estudantes porteirenses.
De 09 a 11 de março de 2006, a realização do II ESPACULT movimentou toda a população. Com o apoio do IMOPEC, o evento aprofundou o tema “Porteiras: Memória e Patrimônio Imaterial” e representou um marco para o povo de Porteiras. A promoção de diferentes atividades, em diversos locais da cidade, como: exposição cultural, seminários e oficinas teóricas e práticas, mobilizou os vários grupos sociais, despertando-os para a necessidade de valorização, registro e preservação de seu patrimônio.
Nos dias 21 e 22 de setembro, ocorreu a 3ª edição do ESPACULT que abordou a temática “Porteiras: Cultura Material e Memória Social”. O evento continuou com a realização de oficinas e debates. Por sua vez, seu momento mais marcante foi a inauguração da Casa da Memória de Porteiras, equipamento cultural construído coletivamente pela população da localidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário